Notícias do Brasil

Mídia: Biden fez oferta para substituir AeroLula, mas negociação melou após descoberta de espionagem

Na terça-feira (6), a aeronave presidencial do governo brasileiro sofreu um problema técnico ao decolar da Cidade do México e retornou ao país após ficar quatro horas dando volta no céu mexicano.
Sputnik
O AeroLula tem 20 anos de uso. Mas o que não é um fato tão conhecido é que, há 11 anos, foi oferecido, pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, um avião para substitui-lo.
Em 2013, o então vice dos EUA veio ao Brasil para tentar convencer o governo brasileiro que a concorrência da FAB para a compra de 36 caças FX deveria ser vencida pela Boeing. Um negócio de US$ 4 bilhões (R$ 16,3 bilhões).
Notícias do Brasil
Mídia: após falha em aeronave com Lula, governo discute compra de novo avião
Em uma reunião com Dilma Rousseff, disse que um jato da Boeing seria dado de presente ao país se o negócio fosse fechado com os americanos, relata a coluna de Lauro Jardim em O Globo.

Apesar de serem favoritos na concorrência, o negócio melou assim que, meses depois, descobriu-se que o governo norte-americano monitorava e-mails da própria Dilma entre outros atos de espionagem, diz o colunista.

Na terça-feira (6), o Aerolula ficou quatro horas sobrevoando a capital mexicana antes de pousar por problemas técnicos. Depois, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a comitiva que o acompanhava, seguiram em outro avião para o Brasil.
No ano passado, Lula já havia manifestado à Força Aérea Brasileira (FAB) sua intenção de trocar o avião presidencial por um modelo com maior autonomia de voo e que não precisasse fazer muitas escalas para abastecer.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar