Notícias do Brasil

Terceiro voo de repatriação de brasileiros sai do Líbano com mais de 200 passageiros a bordo

O terceiro voo de repatriação de brasileiros do Líbano decolou nesta quarta-feira (9), às 13h15 (horário de Brasília), de Beirute, com chegada prevista ao aeroporto de Guarulhos às 07h30 da quinta-feira (10).
Sputnik
Nesse voo, 218 passageiros estão a bordo da aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), incluindo 11 crianças de colo e 5 animais domésticos. Ao todo, o Brasil já repatriou, em cinco dias, 674 pessoas e 11 animais domésticos.
A aeronave que retorna com passageiros de Beirute levou ao Líbano a segunda doação brasileira de insumos estratégicos em saúde, composta por 491 quilos de medicamentos, envelopes para reidratação e seringas descartáveis. Além disso, transportou 7 toneladas de medicamentos arrecadados em iniciativa coordenada pelo Consulado-Geral do Líbano no Rio de Janeiro.
Na manhã desta quarta-feira, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, detalhou em entrevista os conceitos, desafios e o trabalho do Governo Federal para resgatar brasileiros e familiares da zona de conflito no Líbano.
Panorama internacional
Escalada no Líbano: Brasil deveria sancionar Israel e coordenar sua posição com BRICS, diz analista
O ministro destacou que a operação em andamento será maior que a feita na Palestina, na Faixa de Gaza e em Israel no ano passado, quando 1.560 pessoas, aproximadamente, foram resgatadas. As projeções atuais indicam 3 mil pessoas em contato com a Embaixada do Brasil em Beirute, segundo o chanceler.

"Há um contato constante, um diálogo entre a embaixada e a comunidade brasileira. Um sistema de contato por e-mail, WhatsApp, grupos que reúnem os brasileiros na região. São cerca de 20 mil brasileiros que vivem em Beirute, nos arredores de outras cidades do Líbano, e um número grande manifestou interesse em voltar", disse.

De acordo com o ministro, a prioridade nas listas de resgate é para mulheres, crianças, idosos e brasileiros não residentes no Líbano. Na tripulação, há sempre uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros e psicólogos para garantir assistência. Na chegada ao Brasil, servidores de vários ministérios atuam para receber e acolher os brasileiros e familiares em áreas como saúde, regularização de documentos, assistência social, abrigo e traslados internos.
A operação Raízes do Cedro foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em função do conflito entre Israel e o grupo Hezbollah, no Líbano.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar