Panorama internacional

Grupo de Ramstein não deve se encontrar mesmo com visita de Biden a Alemanha

O Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia (UDCG) não deve se reunir novamente na Alemanha em um futuro próximo, apesar da visita planejada do presidente dos EUA, Joe Biden, a Berlim na próxima semana, informou a mídia alemã neste domingo (13).
Sputnik
A princípio, Biden desmarcou sua visita a Berlim sob a justificativa de que ficaria nos EUA para monitorar a chegada do furacão Milton na Flórida. Por conta disso, o encontro do UDCG marcada para o sábado (12) foi cancelado.
Agora, a mídia alemã relata que o presidente norte-americano vai a Berlim na próxima semana, onde se encontrará com as principais lideranças alemãs. Contudo, nenhuma reunião do grupo de Ramstein está prevista para acontecer, informa a emissora ZDF.
Conhecido informalmente como Grupo de Ramstein por realizar seus encontros na base área estadunidense homônima, na Alemanha, a aliança foi criada como forma de enviar equipamentos militares à Ucrânia para ajudá-la em seu conflito com a Rússia.
Panorama internacional
Alemanha despreza exigências da Ucrânia por mísseis Taurus e adesão à OTAN, diz mídia
Na sexta-feira (11), o chanceler alemão, Olaf Scholz, anunciou um pacote de ajuda à Ucrânia, durante uma visita de Vladimir Zelensky ao país. Inicialmente, o auxílio militar seria noticiado durante o encontro de Ramstein, diz a TV.
A Alemanha é, até agora, o segundo maior financiador militar da Ucrânia, com um total prometido de € 28 bilhões (aproximadamente R$ 172,3 bilhões) em assistência. No entanto sua ajuda prometida para 2025 está projetada para ser metade da deste ano.
O tour de Zelensky pela Europa, principalmente pela Alemanha, tampouco produziu os frutos que esperava. Segundo o Bild, Scholz negou os principais pedidos do ucraniano, como permissão para ataques profundos na Rússia.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar