"O Comando do Teatro Oriental do ELP enviou suas forças terrestres, navais e aéreas, mísseis e outras tropas para conduzir os exercícios Espada Conjunta 2024B no estreito de Taiwan, em áreas ao norte, sul e leste da Ilha de Taiwan no dia 14 de outubro", disse Li Xi em uma declaração publicada no site do Ministério da Defesa chinês.
"Os exercícios servem como um poderoso impedimento para forças independentistas que buscam a independência de Taiwan e são um passo razoável e necessário para garantir a soberania nacional e a unidade nacional", disse o porta-voz.
Reação norte-americana
"Os Estados Unidos estão seriamente preocupados com os exercícios militares conjuntos do Exército de Libertação Popular no estreito de Taiwan e ao redor de Taiwan. A resposta da RPC [República Popular da China] com provocações militares a um discurso anual de rotina é injustificada e corre o risco de escalada", disse o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, em declaração.
"Continuamos monitorando as atividades da RPC e coordenando com aliados e parceiros em relação às nossas preocupações compartilhadas", disse Miller.