Panorama internacional

Putin envia tratado de parceria estratégica com Coreia do Norte ao parlamento para ratificação

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, submeteu nesta segunda-feira (14) à Duma de Estado (câmara baixa do parlamento russo) um projeto de lei para ratificar o Tratado de Parceria Estratégica Abrangente entre a Rússia e a Coreia do Norte.
Sputnik
O tratado foi assinado na cidade de Pyongyang em 19 de junho de 2024, por Putin e pelo líder norte-coreano, Kim Jong-un. Ele inclui um compromisso de ambos os países de fornecer assistência militar mútua e outras formas de ajuda caso um deles seja atacado.
O presidente russo também denunciou o "regime de restrições indefinidas" imposto à Coreia do Norte pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), que inclui um embargo de armas, como sendo "orquestrado pelos EUA" e pediu sua revisão.
Putin falou em algumas ocasiões sobre a necessidade de criar um novo sistema de segurança na Eurásia e reduzir gradualmente a presença militar de potências externas na região.
Panorama internacional
Analista: acordo entre Rússia e Coreia do Norte dará início a arquitetura de segurança na Eurásia
A cooperação entre Moscou e Pyongyang é realizada estritamente dentro do marco do direito internacional e foi projetada para desempenhar um papel estabilizador no Nordeste Asiático, destacou anteriormente a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar