Anteriormente, o portal Business Insider, que é citado pela corporação estatal, informou que as Forças Armadas da Ucrânia, em cooperação com empresas locais, estão tentando equipar tanques Abrams e Leopard com tendas protetoras e grelhas para proteção contra drones.
"Atualmente, todos os veículos blindados de nossa produção, enviados para a zona da operação militar especial, estão equipados com grelhas. Lembramo-nos como riam no Ocidente desta decisão no início. Agora é realmente engraçado ver como essa experiência é febrilmente e de maneira caseira adotada pelo adversário. Realizamos constantemente análises da aplicação militar de equipamentos. Com base nisso, nossos engenheiros tornam os veículos ainda mais seguros, fortes, precisos, rápidos e perigosos para o inimigo", lê-se no comunicado da Rostec.
A empresa enfatizou que os fabricantes nacionais de veículos blindados, em contato próximo com o Exército, adotaram rapidamente a prática dos soldados – as chamadas grelhas. Estas soluções simples e baratas salvaram do fogo de sistemas de mísseis antitanque portáteis Javelin e outros meios de destruição do Exército ucraniano dezenas de unidades, bem como salvaram centenas de vidas de militares russos, observou a Rostec.