O Escritório de Ligação de Taipé em Pretória será renomeado como Escritório Comercial e transferido para a capital comercial, Joanesburgo, disse o Departamento de Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, citado pela Reuters.
O governo sul-coreano rejeitou essa caracterização e disse que a medida era uma prática diplomática padrão, já que cortou laços políticos e diplomáticos com Taiwan em 1997.
"A mudança do que será renomeado como Escritórios Comerciais em Taipé e em Joanesburgo [...] será um verdadeiro reflexo da natureza apolítica e não diplomática do relacionamento entre a República da África do Sul e Taiwan", disse em um comunicado, acrescentando que havia dado ao escritório seis meses para se mudar.
O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan disse que o fortalecimento das relações entre Pretória e Pequim estava representando um desafio para seu próprio relacionamento amigável com a África do Sul.
A China acolheu a iniciativa com satisfação: "Agradecemos a decisão correta da África do Sul de transferir o Escritório de Ligação de Taipé para fora de Pretória, a capital administrativa", disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, nesta sexta-feira (18).
Pequim vê Taiwan como uma província renegada que pertence por direito à China no âmbito da política de Uma Só China. A ilha autogovernada não declarou formalmente sua independência, mas afirma já ser, mantendo laços próximos a países ocidentais, principalmente os Estados Unidos.