Operação militar especial russa

Ucrânia é incapaz de criar arma nuclear sem ajuda ocidental, diz ex-fuzileiro naval dos EUA

Combustível nuclear irradiado (foto de arquivo)
A Ucrânia não é capaz de desenvolver armas nucleares sem a ajuda e aprovação prévia do Ocidente, escreveu na rede social X o analista geopolítico e ex-fuzileiro naval dos EUA, Brian Berletic.
Sputnik
"A Ucrânia não pode criar armas nucleares viáveis sem o conhecimento, aprovação e assistência dos EUA e da OTAN", disse Berletic.
Segundo ele, no caso de surgimento de tais armas na posse da Ucrânia e seu uso, toda a responsabilidade será suportada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

"O fato de que isso está sendo discutido já mostra quão desesperado e fraco é o Ocidente, quão ruim é a guerra por procuração deles", acrescentou o analista.

Militar russo com máscara de gás durante exercícios táticos na república da Inguchétia, divisão federal da Rússia
Operação militar especial russa
Ucrânia prepara provocação para acusar Rússia de usar substâncias tóxicas no conflito, diz MD
Anteriormente, o jornal Bild, referindo-se a um funcionário ucraniano que trabalha na área de aquisição de armas, informou que a Ucrânia, no caso de o Ocidente se recusar a aceitá-la como membro da OTAN, poderia, supostamente em poucas semanas, construir uma arma nuclear para uso contra o Exército russo.
Ao mesmo tempo, o líder ucraniano Vladimir Zelensky declarou anteriormente que a Ucrânia não pretende desenvolver armas nucleares. No âmbito da sua visita à cúpula da União Europeia (UE), ele disse que a única alternativa para a entrada da Ucrânia na OTAN é a posse de armas nucleares, acrescentando que o lado ucraniano escolhe a aliança.
Logo da emissora Sputnik
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar