Panorama internacional

EUA podem processar banco turco em caso de sanções contra Irã, decide tribunal americano

Halkbank
Um tribunal de apelações dos Estados Unidos disse na terça-feira (22) que o governo federal pode processar o Halkbank da Turquia sob acusações de que ajudou o Irã a escapar das sanções norte- americanas, rejeitando o argumento do credor estatal de que merecia imunidade, relata a Reuters.
Sputnik
Os promotores disseram que o Halkbank ajudou o Irã a transferir secretamente US$ 20 bilhões (R$ 113 bilhões) de fundos restritos, converteu a receita do petróleo em ouro e dinheiro para beneficiar os interesses iranianos e documentou remessas falsas de alimentos para justificar transferências de receitas do petróleo.
Em uma decisão de 3-0, o Tribunal de Apelações do 2º Circuito dos EUA não encontrou nenhuma base nos princípios centenários do direito comum para que empresas estatais estrangeiras sejam absolutamente imunes a processos norte-americanos relacionados a atividades comerciais e não governamentais.
O juiz de circuito Joseph Bianco disse que o tribunal de apelações sediado em Manhattan deveria adiar a decisão do poder executivo de que o Departamento de Justiça dos EUA poderia processar o Halkbank.
"Embora certos casos anteriores tenham estendido imunidade a empresas estatais com base em sua conduta governamental, o direito consuetudinário não impõe nenhuma proibição independente à acusação de tais empresas por suas atividades comerciais", escreveu Bianco, citado pela mídia.
Ele também afirmou que a decisão de processar empresas estatais estrangeiras como o Halkbank, em vez de impor tarifas ou negar ajuda militar aos seus patrocinadores estatais, "não é algo que o judiciário deva questionar".
Os advogados do Halkbank não responderam imediatamente aos pedidos de comentário. Um porta-voz do procurador dos EUA Damian Williams em Manhattan se recusou a comentar.
Membro da delegação da Turquia ajusta a bandeira antes de um discurso do presidente turco Recep Tayyip Erdogan durante cúpula da OTAN em Madri, Espanha, 30 de junho de 2022
Panorama internacional
EUA obstruirão adesão da Turquia ao BRICS a portas fechadas, acredita analista político
O painel do tribunal de apelações estava considerando o caso pela segunda vez, após uma decisão relacionada de abril de 2023 da Suprema Corte dos EUA.
O Halkbank se declarou inocente de fraude bancária, lavagem de dinheiro e conspiração. O caso se tornou um espinho nas relações EUA-Turquia, com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, chamando as acusações dos EUA de um passo "ilegal e feio".
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar