"É claro que a Rússia atribui especial importância ao fortalecimento das relações com os países do continente africano. Estamos trabalhando juntos na implementação prática dos documentos conjuntos adotados como resultado da cúpula Rússia-África em São Petersburgo", disse o líder russo após uma reunião com o seu homólogo sul-africano, Cyril Ramaphosa.
Quanto às relações entre a Rússia e a África do Sul, Putin observou que "elas se baseiam nos princípios de cooperação estratégica abrangente, igualdade e respeito mútuo".
Ele acrescentou que os dois países estabeleceram parcerias bilaterais a vários níveis, particularmente ao nível dos ministérios das Relações Exteriores, dos conselhos de segurança e dos parlamentos.
Além disso, Putin destacou o crescimento do comércio bilateral entre os países, que teve um aumento de 3% entre janeiro e agosto.
"A Rússia e a África do Sul coordenam amplamente os seus esforços na arena internacional, a fim de formar uma ordem mundial multipolar justa", ressaltou.
Putin também se encontrou com o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, para tratar sobre a cooperação entre os países.
"Prestamos especial atenção na expansão das relações amistosas com o Egito, um parceiro confiável e de longa data da Rússia", disse o chefe de Estado russo durante a reunião, lembrando que no ano passado os dois países celebraram o 80º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas.
Na opinião de Putin, "a Rússia e o Egito são unânimes nas suas abordagens para resolver muitos dos principais problemas globais" e Moscou valoriza muito a sua interação com Cairo na Organização das Nações Unidas (ONU).
Por sua vez, Al-Sisi garantiu ao homólogo que aprecia o desenvolvimento dinâmico das relações com a Rússia, em particular no que tange à construção de uma central nuclear e à criação de uma zona industrial russa na zona do canal de Suez.
O presidente egípcio sublinhou que o seu país também valoriza "o apoio da Rússia à adesão do Egito ao BRICS" e aprecia "todos os eventos que o lado russo realizou durante a sua presidência".
Encontro com Modi: debate sobre a Ucrânia na pauta
O presidente Putin também se reuniu com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. Segundo uma fonte diplomática, os líderes discutiram uma série de aspectos das relações bilaterais, incluindo comércio, economia, energia, defesa, comunicações e educação.
Além disso, o conflito com a Ucrânia esteve na ordem do dia. Conforme a fonte, Modi enfatizou que "o diálogo e a diplomacia são o caminho para chegar a uma solução para o conflito".
O primeiro-ministro indiano, que chegou a Kazan nesta terça-feira (22), aproveitou a oportunidade para convidar Putin para ir à Rússia em 2025, para participar da cúpula anual realizada entre os dois países.