- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ucrânia acusa Guterres da ONU de 'priorizar' Cúpula do BRICS em detrimento da cúpula na Suíça

© AP Photo / Rafiq MaqboolO secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, durante discurso na cerimônia de abertura da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), em 1º de dezembro
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, durante discurso na cerimônia de abertura da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), em 1º de dezembro - Sputnik Brasil, 1920, 22.10.2024
Nos siga no
O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia criticou o secretário-geral da ONU, António Guterres, na segunda-feira (21), ao criticar sua aparente aceitação de um convite feito por Moscou para a Cúpula do BRICS em Kazan.
A chancelaria ucraniana também apontou que, anteriormente, Guterres se manteve longe da chamada cúpula de paz sobre o conflito no Leste Europeu realizada na Suíça.

"O secretário-geral da ONU recusou o convite da Ucrânia para a primeira Cúpula Global da Paz na Suíça. Ele, no entanto, aceitou o convite para Kazan do criminoso de guerra Putin. Esta é uma escolha errada que não avança a causa da paz. Só prejudica a reputação da ONU", disse o ministério, segundo a Reuters.

Na segunda-feira (22), o porta-voz adjunto das Nações Unidas, Farham Haq, quando questionado se Guterres compareceria, disse: "Anúncios sobre suas viagens futuras serão feitos mais tarde."
No início do mês, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que Guterres havia dito ao chanceler Sergei Lavrov, na Assembleia Geral da ONU, que pretendia ir à cúpula Kazan.
António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, fala durante coletiva de imprensa com Sameh Shoukry, ministro das Relações Exteriores egípcio (fora da foto), na sede do Ministério das Relações Exteriores na Nova Capital Administrativa do Egito, em 24 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 11.10.2024
Panorama internacional
Mais de 100 países assinam apoio a Guterres após Israel declará-lo 'persona non grata'
De acordo com especialista Tiago André Lopes, ouvido pela CNN Portugal, é "normal" que António Guterres esteja presente na Cúpula do BRICS, já que tem estado em todos os "eventos multilaterais".
O secretário-geral tem sofrido uma série de ataques recentemente. No começo do mês, Israel o considerou "persona non grata" e o proibiu de entrar no país, alegando que Guterres não condenou o "ataque" do Irã com mísseis, ação iraniana feita em retaliação a mortes de lideranças islâmicas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала