Enquanto o Irã é dominado por muçulmanos xiitas e a Arábia Saudita tem maioria sunita, os dois países chegaram a romper relações diplomáticas em 2016. No Oriente Médio, atuaram na maior parte das vezes em lados opostos.
Porém, em um acordo mediado pela China no ano passado que surpreendeu o mundo, Riad e Teerã retomaram os laços na diplomacia. Além disso, passaram a fazer parte do BRICS a partir deste ano.
"A Arábia Saudita pediu que organizássemos exercícios conjuntos no mar Vermelho. A coordenação está em andamento e as delegações de ambos os países realizarão as consultas necessárias sobre como conduzir o exercício", disse o comandante da Marinha do Irã, Almirante Shahram Irani, segundo a agência de notícias iraniana ISNA.
O objetivo da cooperação militar seria reduzir as tensões na região, acrescenta o jornal Tehran Times. "Essa colaboração entre a Arábia Saudita e o Irã pode abrir caminho para mais diálogo e redução das tensões na região, beneficiando ambos os países e a comunidade internacional em geral", finaliza.