Panorama internacional

Irã planeja realizar exercícios militares conjuntos com Arábia Saudita no mar Vermelho

O navio de assalto anfíbio USS Bataan (em primeiro plano) e o navio de desembarque USS Carter Hall viajam pelo mar Vermelho, em 8 de agosto de 2023
Em uma mudança na rota geopolítica do Oriente Médio, Irã e Arábia Saudita podem realizar exercícios militares conjuntos no mar Vermelho, revela relatório divulgado nesta terça-feira (22) pelo The Times of Israel. Porém, Riad não confirmou o documento.
Sputnik
Enquanto o Irã é dominado por muçulmanos xiitas e a Arábia Saudita tem maioria sunita, os dois países chegaram a romper relações diplomáticas em 2016. No Oriente Médio, atuaram na maior parte das vezes em lados opostos.
Porém, em um acordo mediado pela China no ano passado que surpreendeu o mundo, Riad e Teerã retomaram os laços na diplomacia. Além disso, passaram a fazer parte do BRICS a partir deste ano.
Drone iraniano é lançado durante exercício militar no sul do Irã (imagem de arquivo)
Panorama internacional
Irã ameaça atacar aliados dos EUA no Oriente Médio em caso de agressão ao seu território, diz mídia

"A Arábia Saudita pediu que organizássemos exercícios conjuntos no mar Vermelho. A coordenação está em andamento e as delegações de ambos os países realizarão as consultas necessárias sobre como conduzir o exercício", disse o comandante da Marinha do Irã, Almirante Shahram Irani, segundo a agência de notícias iraniana ISNA.

O objetivo da cooperação militar seria reduzir as tensões na região, acrescenta o jornal Tehran Times. "Essa colaboração entre a Arábia Saudita e o Irã pode abrir caminho para mais diálogo e redução das tensões na região, beneficiando ambos os países e a comunidade internacional em geral", finaliza.
Logo da emissora Sputnik
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar