A Rússia figurou em primeiro lugar em um ranking da revista americana US News & World Report que listou os países considerados as maiores forças militares do planeta.
O ranking foi produzido com base na percepção de leitores entrevistados na sondagem, que apontaram a Rússia como primeira colocada entre 89 países.
"A Rússia tem uma das maiores economias do mundo, que é alimentada por seus extensos recursos naturais. As principais indústrias incluem a produção de petróleo e gás natural, com agricultura, silvicultura, pesca e manufatura servindo como outros motores econômicos. Petróleo e gás natural, em particular, representam grandes porções da economia do país. A Rússia também é um dos maiores exportadores mundiais de armas militares, atrás apenas dos Estados Unidos", diz o texto.
Os EUA ficaram em segundo lugar, seguidos por Israel, China, Coreia do Sul e Irã. O Brasil aparece em 37º no ranking, atrás da vizinha Colômbia, que é listada na 31ª posição, sendo a mais bem colocada da América do Sul no ranking.
A revista chama atenção para o tamanho do Brasil, que "ocupa metade do território da América do Sul" e cita também a diplomacia do país.
"O Brasil é um membro fundador das Nações Unidas e um membro ativo de grandes organizações internacionais e regionais, incluindo o G20, o BRICS e a Organização dos Estados Americanos [OEA]", diz o texto.