Panorama internacional

EUA estão se preocupando com capacidades militares espaciais 'alucinantes' da Rússia e da China

A Força Espacial dos Estados Unidos reconhece um grande progresso da Rússia e da China na esfera espacial militar, chamando o tempo de desenvolvimento de suas capacidades de "alucinante", segundo uma entrevista do chefe da Força Espacial norte-americana, general Chance Saltzman, ao Financial Times.
Sputnik
A entrevista foi feita durante sua viagem para a Europa, onde Saltzman, segundo o artigo, deveria "aumentar a conscientização" sobre possíveis conflitos no espaço com a Rússia e a China e incentivar os aliados europeus a aprimorar as capacidades espaciais.

"O chefe da Força Espacial dos EUA alertou que a China está colocando capacidades militares no espaço em um ritmo alucinante, aumentando significativamente o risco de guerra em órbita", diz o jornal.

Saltzman acrescentou que o número dos armamentos espaciais e a velocidade de produção deles "é muito ameaçador".
Panorama internacional
Reino Unido construirá radar contra supostas ameaças espaciais da Rússia e da China
Por isso, os EUA queriam "estabelecer os fundamentos" para uma força espacial no continente europeu.
Contudo, ele alertou a Europa contra a pressa no desenvolvimento dessa esfera, admitindo que os próprios Estados Unidos haviam subestimado a quantidade de recursos necessários para isso.
Segundo ele, as conquistas da Rússia e da China no espaço, nos últimos 20 anos, foram um dos motivos para a criação da Força Espacial dos EUA em 2019.
Conforme observado pela publicação, a Força Espacial dos EUA, que rastreia 46 mil objetos em órbita, é composta por cerca de 10 mil pessoas, sendo o menor departamento militar do país.
Panorama internacional
Rússia e China concordam em reforçar coordenação no uso do espaço, diz MRE russo
Portanto, os EUA dependem muito de empresas privadas para desenvolver recursos de defesa espacial.
Moscou já havia destacado repetidamente que a Rússia, juntamente com outros países, em especial a China, é a favor da prevenção de uma corrida armamentista no espaço e de sua preservação para fins pacíficos.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia observou que os Estados Unidos e seus aliados estão tomando medidas para implementar regulamentações sobre a implantação de armas no espaço e o uso do espaço sideral para a guerra, não apenas para fins defensivos.
Segundo a chancelaria, o Ocidente tenta posicionar o espaço como uma nova arena de rivalidade e conflitos entre os Estados.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar