Essa descoberta importante, que remonta a cerca de 1.600 anos, foi revelada durante escavações em andamento na região. Acredita-se que o pingente teria sido usado como um amuleto em um contexto histórico que reflete a importância da figura através das principais religiões do mundo, relata Turkiye Today.
"A exibição do profeta Salomão realmente nos surpreendeu e ressalta a importância desse artefato no campo da arqueologia de Anatólia", disse Ersin Celikbas, chefe da equipe de escavação do Departamento de Arqueologia da Universidade de Karabuk.
No artefato, o profeta Salomão é retratado montando um cavalo e empunhando uma lança para derrotar o mal, referindo-se à vitória simbólica sobre as trevas.
O especialista apontou que a proeminência de Salomão no judaísmo, cristianismo e islamismo torna esse achado excepcionalmente valioso.
O pingente tem inscrições em ambos os lados, adicionando mais mistério para o achado. O lado frontal do objeto tem uma frase entalhada: "Nosso Senhor derrotou o mal", enquanto o lado reverso lista os nomes de quatro arcanjos – Azrael, Jibril, Mikail and Israfil. Essa característica única nunca foi encontrada na arqueologia anatólia, tornando a descoberta ainda mais profunda.