Operação militar especial russa

Exército da Rússia liberta o povoado de Ilyinka na república de Donetsk, relata MD

O Ministério da Defesa da Rússia relatou nesta quarta-feira (20) que as unidades do agrupamento de tropas russas Tsentr (Centro) libertaram o povoado de Ilyinka, na República Popular de Donetsk (RPD).
Sputnik
Agrupamento de tropas russas Zapad (Oeste) atingiu combatentes e equipamentos militares de 11 brigadas ucranianas em várias áreas da região de Carcóvia e das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e repeliu cinco contra-ataques do adversário, tendo o Exército de Kiev perdido até 420 militares, um blindado de infantaria, um obuseiro M198 dos EUA, uma peça de artilharia M119, quatro depósitos de munições e um armazém de drones.
Por sua vez, o agrupamento Sever (Norte) no último dia repeliu um contra-ataque de uma brigada de assalto ucraniana. No total, o adversário perdeu mais de 105 soldados, dois tanques, dois blindados de infantaria, dois blindados de transporte e uma peça de artilharia D-20.

Segundo relata a entidade militar, as formações ucranianas perderam até 500 efetivos na área de responsabilidade do agrupamento russo Yug (Sul), três obuseiros, uma peça de artilharia M119, um blindado de combate Kozak, bem como uma estação de radar de luta contrabateria AN/TPQ-36 dos EUA e cinco depósitos de munições.

Destaca-se que a aviação tático-operacional, drones de ataque, tropas de mísseis e artilharia da Rússia atingiram infraestrutura de aeródromos militares, instalações de energia usadas para funcionamento do complexo militar-industrial da Ucrânia, armazéns e veículos aéreos não tripulados, bem como aglomeração de pessoal e equipamentos militares em 139 áreas.
Panorama internacional
Uso de ATACMS em Bryansk é sinal de que EUA querem escalada no conflito, diz Lavrov
A defesa antiaérea russa derrubou no último dia quatro mísseis aéreos guiados Hammer, um projétil de sistema Himars e 141 drones ucranianos.
As unidades do agrupamento Tsentr repeliram no último dia 12 ataques, tendo as tropas ucranianas perdido até 390 combatentes, um veículo blindado Kozak, um obuseiro M777 dos EUA e várias outras peças de artilharia.
No total, desde o início da operação militar especial, o Exército russo destruiu 648 aviões, 283 helicópteros, 36.400 veículos aéreos não tripulados, 586 sistemas de mísseis antiaéreos, 19.397 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.490 lançadores múltiplos de foguetes, 18.248 peças de artilharia de campanha e morteiros e 28.541 unidades de veículos militares especiais, segundo o ministério.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar