Notícias do Brasil

Rotas de Integração Sul-Americana: Brasil apresenta relatório de 2024 sobre a iniciativa

O governo federal lançou, nesta segunda-feira (25), o Relatório 2024 do projeto Rotas de Integração Sul-Americana, que traz informações sobre 190 obras realizadas pelos 11 estados fronteiriços, com investimentos que integram o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
Sputnik
O documento apresenta, entre outros detalhes, o mapeamento do status de atuação da administração pública federal nas regiões que fazem fronteira com os vizinhos sul-americanos, onde as obras estão sendo realizadas.
Segundo o governo federal, as rotas têm o papel de incentivar e reforçar o comércio do Brasil com os países da América do Sul e reduzir o tempo e o custo do transporte de mercadorias entre o Brasil e seus vizinhos e a Ásia.
Conforme o planejamento, as cinco rotas estão distribuídas da seguinte forma:
ilha das Guianas (Roraima, Amazonas, Pará e Amapá — Guiana Francesa, Suriname, Guiana e Venezuela)
Região Amazônica (Amazonas — Colômbia, Peru e Equador)
Quadrante Rondon (Acre, Rondônia e Mato Grosso — Peru, Bolívia e Chile)
Bioceânica de Capricórnio (Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina — Paraguai, Argentina e Chile)
Bioceânica do Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul — Uruguai, Argentina e Chile)
Notícias do Brasil
Rota do futuro: Brasil está pronto para participar da corrida global pelo lítio?
O chamado pacote de integração, que compõe as 190 obras, inclui, segundo o relatório, 65 rodovias federais, 40 hidrovias, 35 aeroportos, 21 portos, 15 infovias, nove ferrovias e cinco linhas de transmissão de energia elétrica. As obras contemplam, ainda, investimentos diretos do governo federal até concessões ao setor privado.
Panorama internacional
'Questão política': Brasil sedia reunião de países sul-americanos com pesquisas na Antártica

"São 51 projetos que estão no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2025 que integram nossa agenda das Rotas de Integração Sul-Americana e que somam R$ 4,5 bilhões. Esses projetos presentes na proposta orçamentária do próximo ano funcionam como um 'guarda-chuva', abarcando grande parte das 190 obras constantes da agenda das Rotas de Integração Sul-Americana. Só não estão presentes no PLOA 2025 as iniciativas já concluídas e aquelas cujo início ocorrerá somente a partir de 2026", explica João Villaverde, secretário de Articulação Institucional do Ministério do Planejamento e Orçamento.

A ministra Simone Tebet, que apresentou informações sobre o relatório, ressaltou que a iniciativa permitirá "avanços sociais inestimáveis à população brasileira e aos povos vizinhos de nossos continentes. São 190 obras de infraestrutura presentes no Novo PAC que possuem caráter de integração espalhadas nos 11 estados: rodovias, portos, aeroportos, infovias, ferrovias, hidrovias e linhas de transmissão de energia elétrica".
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar