Além disso, a aliança já está implantando um centro de treinamento na Ucrânia, onde planeja treinar pelo menos um milhão de ucranianos mobilizados.
"De acordo com as informações recebidas pelo SVR, no contexto da evidente ausência de perspectivas de uma derrota estratégica da Rússia no campo de batalha, a OTAN está cada vez mais inclinada à necessidade de 'congelar' o conflito ucraniano. O Ocidente considera a implementação de tal cenário uma oportunidade para restaurar a capacidade de combate das Forças Armadas da Ucrânia e preparar minuciosamente Kiev para uma tentativa de desforra. A OTAN já está abrindo centros de treinamento na Ucrânia, através dos quais se pretende fazer passar pelo menos um milhão de ucranianos mobilizados", avança o comunicado.
O SVR aponta também que o Ocidente planeja implantar o chamado "contingente de paz" de cerca de 100 mil homens no país para restaurar a capacidade militar da Ucrânia.
"Para alcançar estes objetivos, o Ocidente terá de efetivamente ocupar a Ucrânia. Naturalmente, isso será feito sob o pretexto de um 'contingente de manutenção da paz' no país [...] Está previsto implantar na Ucrânia no total 100 mil dos chamados soldados da paz", lê-se no comunicado.
"Será que a Rússia precisa de tal solução?", questiona a entidade. "A resposta é óbvia", diz a nota.