Operação militar especial russa

Soldados ucranianos jogaram granadas nos porões com civis durante retirada, diz morador da RPD

Um morador do vilarejo de Zhelannoe na República Popular de Donetsk (RPD), Aleksandr Miroshnik, disse à Sputnik que os militares ucranianos jogaram granadas nos porões dos prédios residenciais.
Sputnik
Em 21 de agosto de 2024, o Ministério da Defesa da Rússia comunicou a libertação da povoação de Zhelannoe na RPD por unidades do agrupamento de tropas Tsentr (Centro).
Segundo um morador local, durante os combates, um amigo lhe disse que militares do Exército ucraniano entraram no vilarejo a partir do povoado vizinho de Novoselovka, onde já tinham jogado granadas nos porões com civis.
Miroshnik disse que entre os militantes que fizeram isso havia mercenários estrangeiros e que teve sorte de sair de sua casa, pois foi destruída.
De acordo com ele, só um de seus vizinhos está vivo depois de ter se encontrado com os soldados ucranianos, que inicialmente confundiu com russos.

"Ele [o vizinho] disse 'olá' para eles, e responderam 'glória à Ucrânia'. Ele rapidamente se escondeu no porão. Eles começaram a jogar granadas nele."

Operação militar especial russa
Soldado russo descreve combate de 1 hora com inimigo em que lhe deu chance de sobreviver
O vizinho conseguiu se esconder atrás de portas velhas que tinha levado com antecedência ao porão. Se não fosse essa proteção, teria morrido, contou Miroshnik.

"Ele saiu depois de um tempo. Pensou que fossem eles de novo, mas já foram os russos que entraram", acrescentou.

Os últimos tempos são considerados por muitos especialistas como os piores para a Ucrânia de todo o período do conflito, já que há meses que as Forças Armadas ucranianas estão recuando constantemente, perdendo, às vezes, vários povoados em um dia.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar