Ciência e sociedade

Restos de um complexo de edifícios de 300 anos são descobertos por acaso na Irlanda do Norte (FOTOS)

Os restos de edifícios de 300 anos de idade foram descobertos por acaso durante um trabalho de drenagem em uma propriedade rural na Irlanda do Norte, informa o portal The Independent.
Sputnik
Durante escavações para um novo sistema de drenagem em Castle Ward, na Irlanda do Norte, arqueólogos descobriram um complexo de edifícios datando do final dos anos 1600 ou início dos anos 1700. O local inclui um pátio central de paralelepípedos e várias estruturas, como uma pia, uma lareira e uma adega, além de artefatos como cerâmica e garrafas de vidro.
Os especialistas acreditam que esses edifícios podem ter sido parte de um complexo habitacional e agrícola da primeira casa de Castle Ward. Essa descoberta revela a riqueza histórica ainda oculta sob a superfície, destacando a importância do local para a compreensão da vida cotidiana da época.
Sítio arqueológico descoberto em Castle Ward, uma propriedade do National Trust em County Down.
Uma teoria é a de que o complexo foi destruído quando a nova mansão foi construída, pois teria sido um obstáculo à vista deslumbrante que a propriedade tem do Strangford Lough.
Malachy Conway, arqueólogo regional do National Trust para a Irlanda do Norte, disse que a descoberta foi "realmente significativa".

"Não havia nada em nossos mapas que mostrasse que algo estava lá e, então, eis que eles tropeçam e, de repente, encontram restos de construções até então desconhecidas", ressaltou o sr. Conway.

O diretor-sócio do local, Michael Fearon Michael supervisionou as escavações subsequentes. Ele notou que os canaviais estão localizados em uma área de vegetação densa e árvores, e foi durante os trabalhos de limpeza que os tijolos foram descobertos.

"Estamos pensando que, talvez, nossa coleção de edifícios tenha existido antes da construção da casa principal de Castle Ward, que hoje existe, e que ela poderia ter sido um incômodo para a vista da janela, então eles decidiram demoli-la para que não ficasse à vista de suas janelas", acrescentou.

Uma peça intacta de cerâmica encontrada no local.
Adrian McAleenan, arqueólogo sênior da Divisão de Meio Ambiente Histórico do Departamento de Comunidades de Stormont, ressaltou que as escavações revelaram alguns achados interessantes.
"As escavações em Castle Ward resultaram em novas informações importantes e empolgantes sobre o nosso passado, desde a descoberta de um complexo de edifícios bem preservado até a revelação de um pote de cerâmica minúsculo e totalmente intacto, tudo isso logo abaixo da superfície do solo e provavelmente de pelo menos 300 anos de idade", finalizou.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar