Panorama internacional

Houthis anunciam novo ataque massivo contra porta-aviões dos EUA no mar Vermelho

O movimento iemenita Ansar Allah, também conhecido como houthis, declarou nesta segunda-feira (6) que realizou um ataque ao porta-aviões estadunidense USS Harry S. Truman enquanto se preparava para um "grande ataque aéreo" no Iêmen.
Sputnik
"As forças de mísseis e UAVs das Forças Armadas do Iêmen realizaram uma operação militar específica e conjunta visando o porta-aviões americano USS Harry S. Truman usando dois mísseis alados e quatro drones ao norte do mar Vermelho, enquanto o inimigo norte-americano se preparava para lançar um grande ataque aéreo contra nosso país, e a operação levou ao fracasso do ataque", disse o porta-voz militar houthi, Yahya Saria, em um comunicado.
Panorama internacional
Houthis do Iêmen anunciam 1º ataque à usina de energia de Israel
Em novembro de 2023, os houthis, que contam com o apoio do Irã, iniciaram uma campanha de ataques a navios mercantes relacionados a Israel para impedir que transitem pelos mares Árabe e Vermelho enquanto a Faixa de Gaza não recebe os alimentos e medicamentos de que necessita.
Diante do perigo de ataques em uma área-chave para o comércio mundial, particularmente para o petróleo, várias companhias de navegação optaram por enviar seus navios ao redor da África, o que desacelera e encarece o transporte.
Desde meados de dezembro passado, os EUA e seus aliados têm conduzido uma operação nessa região, que inclui bombardeios em território iemenita para dissuadir os houthis de atacar navios mercantes e garantir a liberdade de navegação.
Altos responsáveis do Ansar Allah afirmaram em mais de uma ocasião que continuarão a realizar operações militares até que Israel cesse a agressão contra a Faixa de Gaza.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar