- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Houthis do Iêmen anunciam 1º ataque à usina de energia de Israel

© AP Photo / Hani MohammedCombatentes xiitas em um caminhão patrulha enquanto entoam slogans durante uma reunião mostrando apoio ao movimento houthi em Sanaa, Iêmen, 14 de dezembro de 2015
Combatentes xiitas em um caminhão patrulha enquanto entoam slogans durante uma reunião mostrando apoio ao movimento houthi em Sanaa, Iêmen, 14 de dezembro de 2015 - Sputnik Brasil, 1920, 05.01.2025
Nos siga no
O movimento xiita Ansar Allah, governante do norte do Iêmen, anunciou o seu primeiro ataque com mísseis contra a usina elétrica de Orot Rabin, localizada perto de Haifa, no norte de Israel.
Anteriormente, os houthis tentaram atacar usinas elétricas perto de Tel Aviv e Jerusalém depois de Israel ter bombardeado centrais elétricas na capital do Iêmen, Sanaa, e na cidade ocidental de Hodeida.

"As Forças Armadas do Iêmen atacaram a usina Orot Rabin ao sul de Haifa, nos territórios palestinos ocupados, usando um míssil balístico hipersônico Palestine 2, atingindo o alvo com sucesso", comentou o porta-voz militar houthi, Yahya Saria, em comunicado à TV Al Masirah.

Ele observou que "a operação foi realizada em apoio à Faixa de Gaza da Palestina" e que as suas "capacidades militares estão em constante evolução".
Ao fundo, petroleiro com bandeira das Ilhas Marshall atingido por um míssil lançado pelos rebeldes houthis, do Iêmen, em janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 31.12.2024
Panorama internacional
Houthis reivindicam ataque com mísseis e drones a porta-aviões dos EUA
Em dezembro passado, o líder do Ansar Allah anunciou que as suas forças utilizaram 1.147 mísseis e drones desde novembro de 2023 para atacar Israel.
Em novembro de 2023, o movimento Ansar Allah, que controla parte do Iêmen e tem o apoio do Irã, iniciou uma campanha de ataques a navios mercantes alegadamente relacionados com Israel para impedi-los de transitar pelos mares Arábico e Vermelho até que a Faixa de Gaza receba os alimentos e remédios de que precisa.
Perante o perigo de ataques em uma área fundamental para o comércio mundial e, em particular, para o petróleo, várias companhias marítimas optaram por enviar os seus navios para contornar a África, o que atrasa e encarece o transporte.
Desde meados de dezembro de 2023, os EUA e os seus aliados têm levado a cabo uma operação nesta área que inclui bombardeios em solo iemenita para dissuadir os houthis de ataques a navios mercantes e garantir a liberdade de navegação.
Altos funcionários do Ansar Allah afirmaram em mais de uma ocasião que continuarão realizando as suas operações militares até que Israel cesse "a agressão contra o povo palestino".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала