Panorama internacional

Zelensky está cheio de ilusões sobre Trump e seu papel no acordo ucraniano, diz especialista

Declarações do atual líder ucraniano Vladimir Zelensky mostraram que ele está cheio de ilusões sobre o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, e espera que ele possa pressionar a Rússia, o que, na verdade, é improvável, disse Spiridon Kilinkarov, ex-deputado do parlamento ucraniano, à Sputnik.
Sputnik
Anteriormente, Zelensky disse em uma entrevista que Trump "poderia ser decisivo" e chamou-o de "forte e imprevisível", expressando uma esperança de que essa imprevisibilidade diria respeito principalmente à Rússia.
Zelensky também confirmou que Kiev vai estar pronta para conversas com Trump sobre a solução ucraniana já no final deste mês.

"Não sei quais são as ilusões que Zelensky tem sobre Trump, mas provavelmente vive com elas e espera que ele e Trump decidam juntos o destino da Rússia e da Europa", disse Kilinkarov.

Operação militar especial russa
Jornalista: negociações sobre a Ucrânia devem ser realizadas apenas entre a Rússia e os EUA
Ele enfatizou que, durante toda a entrevista, Zelensky evitou uma resposta direta à pergunta se está pronto para negociar a solução do conflito ucraniano.
Em resposta, disse o especialista, Zelensky estava inventando histórias estranhas literalmente durante a entrevista.

"Na verdade, ele enfatizou que não pretende se sentar à mesa de negociações com Moscou, embora ninguém o tenha chamado para isso. Mas ele tem a ilusão de que, sob a pressão de Trump, a Rússia iniciará negociações. E disse que gosta da posição de Trump de 'paz por meio da força', mas não percebe que isso afetará mais ele e a Ucrânia do que a Rússia", concluiu Kilinkarov.

Por sua vez, em 14 de junho de 2024, o presidente russo Vladimir Putin indicou as seguintes condições para a solução do conflito ucraniano:
Retirada completa do Exército ucraniano das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL) e das regiões de Zaporozhie e Kherson;
Reconhecimento das realidades territoriais consagradas na Constituição russa;
Status neutro, não alinhado e não nuclear da Ucrânia;
Desmilitarização e desnazificação da Ucrânia;
Garantia dos direitos, liberdades e interesses dos cidadãos ucranianos de língua russa;
Cancelamento de todas as sanções impostas à Rússia.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar