Apelidado de "o pastoso" devido ao seu tamanho e formato, os arqueólogos encontraram o embrulho em chumbo e tecido recheado com as moedas de prata durante escavações no local onde será construída a Sizewell C.
As moedas, que remontam ao século XI, abrangendo os anos de 1036 a 1044, podem ter sido enterradas durante um período de incerteza política após a coroação de Eduardo, o Confessor, em 1042. Para os especialistas, o tesouro pode ter pertencido a uma figura local de influência que procurou proteger sua riqueza.
A profissional de conservação e restauro, Pieta, averiguando cuidadosamente o tesouro de moedas
© Foto / Arqueologia de Oxford Cotswold
Segundo a BBC, o arqueólogo Andrew Pegg, que descobriu o tesouro, afirmou que a descoberta representa "uma cápsula do tempo perfeita", um privilégio surpreendente.
"As informações que estamos aprendendo com isso são impressionantes e estou muito orgulhoso de ter contribuído com minha pequena parte para a história de Suffolk", afirmou o arqueólogo.
De acordo com os pesquisadores, muitas das moedas foram cunhadas em Londres, enquanto outras em vários locais de East Anglian, incluindo Thetford em Norfolk, Norwich e Ipswich e representavam um valor significativo, o equivalente a um pequeno rebanho bovino.
O diretor de entrega de Sizewell C, Damian Leydon, elogiou a descoberta e declarou que trabalharia em estreita colaboração com a Arqueologia de Oxford Cotswold para garantir que as descobertas sejam tornadas o mais acessíveis possível ao público.