"Pacific Palisades, Altadena e outras áreas do condado de Los Angeles dependem de uma variedade de sistemas municipais projetados para combater incêndios domésticos, não incêndios florestais de grandes proporções que consomem quarteirões de uma só vez", afirmou o jornal.
Os suprimentos de água para o combate a incêndios na área se esgotaram em 12 horas, constatou a imprensa citando autoridades de Pacific Palisades.
O bombeiro Ryan Babroff também disse ao jornal que encontrou pelo menos quatro hidrantes vazios enquanto lutava contra o incêndio de Eaton na área de Altadena.
O chefe do sindicato dos bombeiros de Los Angeles, Freddie Escobar, reclamou ao The Washington Post sobre a falta de recursos e de pessoal para lidar com um desastre dessa magnitude, destacando também que o sistema de água local continua despreparado para a frequência cada vez maior de incêndios florestais na região.
Ao mesmo tempo, o ex-gerente geral e engenheiro-chefe do Departamento de Água e Energia de Los Angeles, Marty Adams, observou que os sistemas de armazenamento de água em todo o país não foram projetados para lidar com grandes incêndios.
Anteriormente, o chefe dos bombeiros do condado admitiu que os recursos foram projetados para combater um ou dois grandes incêndios.
A situação foi agravada por ventos fortes, que interromperam temporariamente as operações de aviação, e que os hidrantes na área de Palisades não estavam funcionando.