O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou neste domingo (12) a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresente os documentos necessários que comprovem o convite para a posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, em 20 de janeiro.
Em entrevista ao portal Poder 360, publicada no YouTube, o deputado disse não entender por que Bolsonaro está sem o passaporte e falou em "burocracia exagerada" do STF.
"Eu acho que é uma burocracia exagerada, sem necessidade. Jair Bolsonaro não apresenta qualquer indício de fuga do país", afirmou.
Ademais, em uma série de postagens nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro criticou Moraes por expor o endereço de e-mail pelo qual chegou o convite.
"Eu imagino que os americanos estejam muito furiosos com o Alexandre de Moraes, porque é provável que esse e-mail aqui, agora, esteja com a sua caixa de entrada abarrotada. Espero que não, mas por que divulgar esse e-mail aqui, transformá-lo público?", questionou o deputado.
O endereço de e-mail, no entanto, é público e consta no site oficial da posse, em uma área destinada a perguntas e respostas frequentes e consultas gerais.
No sábado (11), Moraes determinou que a defesa de Jair Bolsonaro apresente documentos complementares que comprovem o convite para a cerimônia de posse de Trump.
Segundo o ministro, o e-mail apresentado não cumpre as exigências do Código de Processo Penal para casos como o do ex-presidente, que teve o passaporte apreendido após ser listado entre os envolvidos no inquérito que apura a trama de um golpe de Estado para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva após a vitória nas eleições presidenciais de 2022.