"Trump se comprometeu a acabar com a guerra na Ucrânia. Ele poderia adoçar o acordo fazendo uma oferta irrecusável a Putin. [...] Em troca, Trump poderia oferecer à Rússia um papel no programa Artemis", ressalta o jornal.
Nota-se que os fins prioritários do projeto são a missão a Marte e o regresso da humanidade à Lua. Além disso, a Rússia obteria acesso às tecnologias norte-americanas e aos fornecedores do equipamento necessário, incluindo SpaceX, sublinha o The Hill.
Em novembro passado, o historiador espacial Aleksandr Zheleznyakov disse que, sob Trump, a cooperação espacial entre a Rússia e os EUA permaneceria no mesmo nível baixo de antes. O historiador espacial também lembrou que, antes das sanções e da deterioração das relações bilaterais, a cooperação espacial entre a Rússia e os EUA não era extensa.
De acordo com ele, os dois países participaram da preparação de uma missão conjunta a Vênus. Além disso, cientistas russos estavam instalando seus instrumentos em algumas estações interplanetárias dos EUA.