Panorama internacional

TikTok para de funcionar nos EUA

Logotipo do TikTok em telefone celular. Boston, EUA, 14 de outubro de 2022
O aplicativo TikTok não funciona mais para quem tenta acessá-lo a partir dos Estados Unidos, após as autoridades judiciais do país terem proibido a plataforma de vídeos por receio de que Pequim utilizasse rede social para ações de espionagem.
Sputnik
"Foi aprovada uma lei que proíbe o TikTok nos Estados Unidos. Infelizmente, isso significa que você não pode usar o TikTok por enquanto", diz uma mensagem que aparece no aplicativo para usuários dos EUA.

"Temos sorte de o presidente Trump ter indicado que trabalhará conosco em uma solução para restaurar o TikTok assim que assumir o cargo. Fiquem atentos!", acrescenta a mensagem.

Em decisão emitida na última sexta-feira (17), a Suprema Corte dos EUA confirmou por unanimidade uma lei que proibe a rede social TikTok nos Estados Unidos a partir do dia 19 de janeiro se seus proprietários chineses não a colocarem à venda.
Elon Musk em entrevista coletiva após um voo de teste do foguete Falcon 9, em Cabo Canaveral, na Flórida. EUA, 28 de agosto de 2020
Panorama internacional
Musk diz que banir o TikTok seria contrário à liberdade de expressão nos EUA
Washington teme que a plataforma de origem chinesa seja utilizada por Pequim para realizar ações de espionagem que, segundo a Casa Branca, colocam em risco a segurança nacional.
Responsáveis ​​da administração cessante de Joe Biden afirmaram que deixarão a aplicação desta nova lei ao governo de Donald Trump, que tomará posse no dia 20 de janeiro. O republicano teria discutido esse assunto em um telefonema com o presidente chinês, Xi Jinping, e comentado que vai rever a situação em relação à rede social.
"A minha decisão sobre o TikTok será tomada em um futuro não muito distante, mas preciso de tempo para rever a situação", escreveu Trump em publicação em uma rede social.
Logo da emissora Sputnik
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar