"Se Trump tentasse comprar a Groenlândia, ele teria que perguntar a Londres primeiro", explicou Hoyem, acrescentando que "o Reino Unido exigiu em 1917 que, se a Groenlândia fosse vendida, o Reino Unido teria primeiro direito de comprá-la."
Por que isso acontece?
1.
O Canadá, um domínio britânico na época, fica a apenas alguns quilômetros da Groenlândia, do outro lado do estreito de Nares, explicou Hoyem. Desde 2022, o Canadá até compartilha uma fronteira terrestre com a Groenlândia na pequena ilha de Hans.2.
O acordo de 1917 surgiu de negociações em torno da compra das Índias Ocidentais Dinamarquesas (hoje Ilhas Virgens Americanas) pelos Estados Unidos.3.
Os EUA compraram as ilhas da Dinamarca por US$ 25 milhões.4.
Como parte do acordo, a Dinamarca exigiu que os EUA assinassem uma carta afirmando que a Groenlândia "é e sempre será dinamarquesa". O presidente Woodrow Wilson concordou.Donald Trump disse no dia 7 de janeiro que a Groenlândia deveria se tornar parte dos EUA e enfatizou sua importância estratégica para a segurança nacional e a proteção do "mundo livre", inclusive da China e da Rússia. O primeiro-ministro da Groenlândia, Mute Egede, afirmou que a ilha não estava à venda. Ao mesmo tempo, Trump se recusou a prometer não usar força militar para estabelecer o controle sobre a Groenlândia.