"O Ministério das Relações Exteriores do Brasil convocou o encarregado de negócios dos EUA no Brasil, Gabriel Escobar", de acordo com informações divulgadas pelo g1.
A medida ocorre após 88 imigrantes brasileiros chegarem ao Brasil em um avião dos EUA, algemados e com os pés acorrentados. Além disso, foram relatados maus-tratos e condições precárias durante a viagem.
Os voos de deportação ocorrem no Brasil desde 2018, mas os dois países haviam acordado que os brasileiros não estariam algemados ao pisar em território brasileiro, algo que, segundo as autoridades brasileiras, não foi cumprido desta vez.
No último domingo (26), o Itamaraty divulgou um comunicado em que critica o tratamento "degradante" dado pelas autoridades norte-americanas e ainda afirma que as condições violaram os termos do acordo.
Escobar assumiu o cargo de encarregado de negócios em 21 de janeiro deste ano e, no momento, está à frente da embaixada dos Estados Unidos em Brasília, já que o presidente norte-americano, Donald Trump, não nomeou um novo embaixador.
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o chanceler Mauro Vieira tiveram uma reunião nesta segunda para discutir as deportações, quando foi tomada a decisão de pedir explicações ao representante norte-americano.