Panorama internacional

EUA estão em conversas 'muito sérias' com a Rússia para encerrar conflito na Ucrânia, revela Trump

Em meio à expectativa de um encontro com Vladimir Putin, nas próximas semanas, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (31), em declaração na Casa Branca, que o país está em discussões "muito sérias" com Moscou para encerrar o conflito na Ucrânia.
Sputnik
"Estamos tendo discussões muito sérias com a Rússia, sim", declarou ao ser questionado sobre o diálogo entre Washington e Moscou a respeito da situação ucraniana. Trump prometeu ainda que vai discutir com Putin a questão: "Vamos conversar e, possivelmente, faremos algo significativo", declarou.
Mais cedo, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que Trump planeja atingir a paz na Ucrânia com negociações pacíficas. "A posição do presidente é de que esse conflito [ucraniano] é prolongado e tem que ser encerrado. E ele tem que entrar em negociações", ressaltou Rubio.
O secretário de Estado também enfatizou que a Ucrânia e a Rússia terão que fazer certas concessões durante o processo de negociações.
Panorama internacional
Trump afirma, durante discurso virtual em Davos, que gostaria de se reunir em breve com Putin

"Em todas as conversas, os lados são obrigados a ceder alguma coisa. Não vou discutir isso com antecedência. Teremos um trabalho diplomático sério, que nós estávamos fazendo antes. Nós analisamos isso de modo realístico", sublinhou ele.

Anteriormente, Donald Trump, em entrevista ao canal de televisão NBC News, sublinhou que, com a nova administração em Washington, Kiev "talvez" não deva esperar o mesmo grau de ajuda militar norte-americana como na presidência de Joe Biden, seu antecessor.
Por sua vez, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que está disposto a dialogar sobre o conflito ucraniano com Trump, mas ressaltou que o fim da crise deve ser uma paz duradoura, e não um cessar-fogo temporário.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar