"O Ministério da Defesa contribuirá para o treinamento de 26 ucranianos, que serão os chamados comandantes terrestres das tripulações dos F-16", destaca a pasta.
O ministro da Defesa dos Países Baixos, Ruben Brekelmans, disse que o homólogo ucraniano, Rustem Umerov, foi informado sobre a ajuda holandesa nesta sexta-feira (31) em Haia. Os ucranianos que receberão o treinamento serão responsáveis pelos caças antes do voo e após o retorno à base aérea.
Umerov, por sua vez, anunciou também nesta sexta que a Ucrânia espera receber dos Países Baixos um lote de caças F-16 em 2025, sem especificar datas.
O primeiro lote de caças F-16, dos 24 prometidos, foi entregue a Kiev em outubro do ano passado.
Desde 24 de fevereiro de 2022, a Rússia realiza uma operação militar especial na Ucrânia, cujos objetivos, segundo o presidente Vladimir Putin, são proteger a população de "um genocídio por parte do regime de Kiev" e conter os riscos à segurança nacional representados pelo avanço da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em direção ao leste.
Moscou alertou repetidamente que comboios estrangeiros com armas para Kiev seriam "alvos legítimos" assim que cruzassem a fronteira.