Panorama internacional

Mídia: enviado especial dos EUA diz que a Ucrânia deve realizar eleições neste ano

Expectativa de Washington é que as eleições ucranianas ocorram até o final deste ano. Mandato de Vladimir Zelensky expirou em março do ano passado.
Sputnik
Os Estados Unidos acreditam que é necessário realizar eleições na Ucrânia, possivelmente até o final de 2025. A informação foi veiculada pela Reuters neste sábado (1º), citando o enviado especial dos EUA para a Ucrânia, Keith Kellogg.
"Os EUA querem que a Ucrânia realize eleições, possivelmente até o final do ano, especialmente se Kiev puder negociar um cessar-fogo com a Rússia nos próximos meses", diz a publicação.
Panorama internacional
EUA estão em conversas 'muito sérias' com a Rússia para encerrar conflito na Ucrânia, revela Trump
Segundo o texto, Kellogg defende a realização de eleições presidenciais e parlamentares na Ucrânia.
O mandato do ucraniano Vladimir Zelensky expirou em 20 de maio do ano passado. As eleições presidenciais de 2024 na Ucrânia foram canceladas em decorrência da lei marcial e mobilização geral declarada por Zelensky, que afirmou que as eleições no ano passado não eram oportunas.
O presidente russo Vladimir Putin destacou que, no atual cenário, as únicas autoridades legítimas que restam na Ucrânia são o Parlamento e o presidente do Parlamento. Segundo Putin, se o país vizinho quisesse eleger legitimamente um presidente, então a lei marcial teria que ser revogada. Ele frisou que a lei não significa uma extensão dos resultados das eleições passadas, já que isso não está previsto na constituição ucraniana.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar