"O fato é que os militares ucranianos estão vendendo uma porcentagem enorme, até mais da metade, das armas que enviamos a eles. Metade! [...] E não estou chutando sobre isso [...] Não é especulação. E eles estão vendendo, e muitas dessas armas acabam nas mãos de cartéis de drogas em nossa fronteira [com o México]", disse o ex-apresentador da Fox News.
Carlson também disse que durante uma viagem aos Alpes ele notou que a maioria dos visitantes eram ucranianos que "gastam um milhão de dólares em uma tarde".
"E você pode ver isso em toda a Europa: os mais ricos são os ucranianos , com dinheiro que pertence a nós, ao seu, ao meu e a todos os americanos que pagam impostos", acusou.
A Agência de Aquisições de Defesa da Ucrânia (DPA) está envolvida em uma disputa dentro do governo de Kiev que já levantou preocupações entre os principais aliados europeus da Ucrânia, informou o The Washington Post no dia 2 de fevereiro.
A agência, que tem um orçamento de mais de US$ 7 bilhões, ficou congelada por uma semana devido a uma disputa sobre quem deveria liderá-la, segundo o relatório.
De acordo com o veículo, o ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov, quer remover a atual diretora, Marina Bezrukova, do cargo devido ao seu fraco desempenho, mas o conselho de supervisão da agência, responsável por essa decisão, se opõe a isso e recentemente votou por unanimidade a favor da extensão do mandato da titular.
Washington destinou dezenas de bilhões de dólares em apoio militar e financeiro à Ucrânia , no contexto do conflito entre Kiev e Moscou, que começou em fevereiro de 2022.
Kiev depende 70% de equipamentos estrangeiros
Recentemente, o primeiro vice-ministro da Defesa da Ucrânia, Ivan Gavrilyuk, disse que 70% das armas das Forças Armadas ucranianas vêm de parceiros internacionais.
"Cerca de 70% do que foi usado no campo de batalha pelas forças de defesa [da Ucrânia] foi assistência internacional", admitiu.
A confissão foi feita poucos dias depois de o presidente dos EUA, Donald Trump, ter declarado que Washington espera que a Ucrânia ofereça garantias sobre o acesso a seus metais de terras raras em troca da assistência financeira e militar fornecida por Washington.
Por sua vez, o jornal Financial Times, citando uma fonte próxima ao político ucraniano Vladimir Zelensky, disse que Kiev aceitou a possibilidade de entrega de metais de terras raras para os EUA em troca de assistência, apontando que a declaração de Trump coincide com as disposições do chamado "plano de vitória" de Zelensky.