Panorama internacional

Scholz elogia decisão de Trump de falar com Putin e defende posição clara da UE sobre a Ucrânia

O primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, considerou correta a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de realizar uma conversa telefônica com o homólogo russo, Vladimir Putin. A declaração foi dada nesta quinta-feira (13), quando o chanceler também citou a falta de uma posição clara da União Europeia (UE) sobre a Ucrânia.
Sputnik
Além disso, o chanceler alemão pontuou que a conversa entre Trump e Putin não foi uma surpresa para a UE, assim como a posição do novo governo norte-americano em relação ao conflito na Ucrânia. Segundo Scholz, esses eventos exigem a formulação urgente de uma posição clara e decisiva por parte do bloco europeu.

"O fato de o presidente Trump ter falado diretamente com o presidente da Rússia está correto. Eu também já conversei várias vezes com o presidente da Rússia no passado. É importante transmitir a ele nossas expectativas em relação a uma paz justa na Ucrânia e ao retorno à ordem pacífica europeia. Nisso concordo com o presidente norte-americano", disse Scholz.

Operação militar especial russa
Especialistas: Rússia dominará nas conversas de paz, enquanto Zelensky nem participará
O primeiro-ministro também reiterou que nenhuma decisão sobre a Ucrânia deve ser tomada sem a participação de Kiev. Além disso, o político alemão lembrou que a segurança europeia e a dos Estados Unidos são indissociáveis.

"Para mim, uma coisa é absolutamente clara: qualquer solução alcançada por meio de negociações deve permitir que a Ucrânia tenha, no futuro, Forças Armadas capazes de repelir qualquer ataque futuro da Rússia. Isso representa um desafio significativo em termos financeiros, materiais e logísticos. No futuro previsível, isso excederá as capacidades financeiras da Ucrânia. Aqui, precisamos de nós, europeus, e de nossos parceiros transatlânticos e internacionais", afirmou o chanceler, ao acrescentar que a Alemanha deve fazer de tudo para nunca mais enfrentar uma guerra.

Putin e Trump realizaram uma conversa telefônica, na última quarta (12), que durou quase uma hora e meia. Como informou o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, os líderes discutiram questões relacionadas à troca de cidadãos da Rússia e dos EUA, além da resolução da situação na Ucrânia.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar