Panorama internacional

EUA devem dar exemplo para outros, sendo primeiros a cortar gastos militares, declara MRE chinês

O Ministério das Relações Exteriores da China comentou as últimas declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, observando que, ao pedir a outros para diminuírem os orçamentos de defesa, Washington deveria dar o exemplo, já que é quem gasta mais dinheiro em defesa no mundo.
Sputnik
Anteriormente, Trump disse que pretende realizar uma cúpula trilateral com o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente chinês, Xi Jinping, durante a qual quer propor aos três países que reduzam pela metade o orçamento militar.
O porta-voz da chancelaria chinesa, Guo Jiakun, comentou essa declaração se referindo ao slogan da campanha de Trump "America First" ("América Primeiro").
"O lado americano tem defendido o 'America First', então deveria ser o primeiro a cortar os gastos militares."
Ele sublinhou que os Estados Unidos têm o maior orçamento de defesa do mundo, "maior do que o dos oito países seguintes juntos", representando 40% dos gastos globais com defesa.
Panorama internacional
Trump: China pode ajudar a resolver conflito na Ucrânia
Jiakun observou que a China gasta relativamente pouco com defesa, em comparação com os EUA, independentemente de se considerar o valor dos gastos militares como uma parcela do PIB, uma parcela dos gastos orçamentários do governo ou gastos com defesa per capita.
Durante a coletiva de imprensa, o porta-voz da chancelaria também lembrou que a Rússia e os EUA possuem 90% do arsenal nuclear total do mundo, por isso devem proteger a estabilidade global e não colocar em risco a segurança dos países.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar