Anteriormente, Trump disse que o BRICS está supostamente "morto", após suas ameaças de impor taxas contra o grupo de nações se continuassem a pretender criar uma moeda alternativa ao dólar americano.
"A postura radical adotada por Trump contra o BRICS mostra que o BRICS conseguiu alcançar uma posição importante e influente no sistema internacional", disse o analista iraniano.
Segundo ele, o chefe da Casa Branca sabe que a cooperação com os países-membros do BRICS é do interesse dos EUA, enquanto as ações hostis contra eles só vão causar o aumento dos participantes da associação.
De acordo com o especialista, o presidente dos EUA está usando uma estratégia de dois estágios: "primeiro ataque, depois negociação".
Modabber acredita que no final a retórica de Trump se suavizará e o presidente norte-americano vai buscar a redução das tensões com o BRICS e a cooperação com o grupo.
O especialista argumenta que o BRICS, sob a liderança da Rússia em 2024, renasceu com o aumento do número de países que expressaram seu desejo de se tornar membros.
Ao mesmo tempo, continua ele, o BRICS não segue uma política de oposição aos EUA ou à Europa.
"A estratégia do BRICS é uma economia livre, justa e não monopolista, 'em pé de igualdade', que leva todos os países à vitória", concluiu.