Um estudo da NASA de junho de 1995, "Pesquisa sobre o impacto da agilidade no design conceitual de caças", apresenta um projeto de caça que possui muitíssimas semelhanças com a representação artística do F-47 revelado no Salão Oval durante o anúncio de Trump.
Projeto de caça 988-119 da Boeing, apresentado em um estudo da NASA de há 30 anos
© Foto / NASA
O projeto, conhecido simplesmente como "988-119", apresenta grandes aletas dianteiras salientes, semelhantes à renderização, e uma configuração similar em forma de pá do nariz de cabina.
O 988-119 é caracterizado como um projeto "moderadamente detectável" e de "alta agilidade", que corresponde às observações feitas por analistas militares sobre o F-47 e sugestões de que a furtividade pode passar para segundo plano, perdendo para a velocidade devido à sua configuração canard.
O 998-119 e outros projetos prospectivos de caça, avaliados por sua agilidade e furtividade em um estudo da NASA sobre aerodinâmica
© Foto / NASA
Um esquema mais detalhado do projeto confirma que o 998-119 é um produto da Boeing, e mostra que ele apresenta uma configuração sem cauda (a seção de cauda do F-47 não foi revelada durante a apresentação de Trump, talvez para esse mesmo propósito).