"Perdemos centenas de bilhões de dólares por ano por causa da China. E, se não resolvermos isso, não farei nenhum acordo. Estou aberto, mas eles terão que lidar com o superávit. A China está sofrendo muito agora, porque todos sabem que temos razão", declarou Trump a jornalistas.
Na última sexta-feira (4), o Conselho de Estado da China anunciou a imposição de tarifas adicionais de 34% sobre todos os produtos importados dos Estados Unidos. A medida entra em vigor em 10 de abril e representa uma retaliação direta às ações similares adotadas anteriormente pelo governo norte-americano.
Guerra tarifária do governo Trump
Também neste domingo, o jornal The Wall Street Journal afirmou que presidente da China, Xi Jinping, está vencendo a guerra comercial lançada por Trump. O jornal destacou ainda que a escalada da guerra comercial vai mudar a ordem mundial drasticamente.
"As tarifas generalizadas do presidente Trump mudarão a ordem mundial de várias maneiras, e um vencedor já está surgindo: Xi Jinping. O presidente chinês teve uma semana excelente", ressalta a publicação.
Segundo o artigo, os Estados Unidos passaram anos convencendo os países europeus a afrouxar os laços econômicos com a China, mas agora, com as ações de Trump, a retomada dos contatos europeus com Pequim é apenas uma questão de tempo.