Panorama internacional

Rublo exibe melhor desempenho no mercado enquanto dólar é vítima da guerra comercial dos EUA

O rublo russo disparou e se tornou a moeda global com melhor desempenho, registrando os maiores ganhos deste ano em relação ao dólar, superando até mesmo o tradicional porto seguro do ouro.
Sputnik
De acordo com a Bloomberg, o rublo se valorizou 38% em relação ao dólar no mercado de balcão desde o início do ano, impulsionado por fatores como taxas de juros locais recorde. Ao contrário de outras moedas de mercados emergentes, o rublo não enfrenta pressão da saída de capital devido aos controles de capital e aos altos custos dos empréstimos.
Fatores internos, como a postura monetária do Banco da Rússia, que mantém a taxa básica de juros em 21%, e a obrigatoriedade dos exportadores de vender parte de seus ganhos em moeda estrangeira no mercado local, também contribuíram para a valorização, mesmo com as sanções abrangentes impostas pelos EUA e seus aliados, o rublo se fortaleceu.
Investidores estrangeiros estão se voltando para países que mantêm boas relações com a Rússia para obter exposição a ativos de alto rendimento em rublos. Além disso, empresas russas estão refinanciando dívidas caras em moeda local com empréstimos mais baratos denominados em yuans.
Panorama internacional
Dólar americano perde status de 'porto seguro' e preocupa investidores com possível aumento de juros
O dólar atingiu uma nova mínima de seis meses devido às políticas tarifárias do governo Trump, aumentando a inquietação dos investidores em relação aos ativos norte-americanos. Para além disso, os investidores migraram para o ouro, que subiu 23% desde o início do ano, enquanto o rublo se valorizou 19% em relação ao dólar na Rússia.
No entanto, as negociações de dólar na Bolsa de Moscou permanecem suspensas após as sanções norte-americanas, complicando a descoberta de preços e contribuindo para uma lacuna entre os preços domésticos e internacionais. A recuperação do rublo surpreendeu o governo russo, que baseou seu orçamento para 2025 em uma taxa de câmbio mais fraca do que o nível atual.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar