Panorama internacional

Reunião entre Trump e Putin é 'única chance' para acordo na Ucrânia, diz Rubio

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse que uma reunião entre os presidentes dos EUA e da Rússia, Donald Trump e Vladimir Putin, respectivamente, é a única chance de um acordo com a Ucrânia, mas a data e o local de tal contato ainda não foram determinados.
Sputnik
"Ainda não tenho data nem hora, mas esta é realmente a única chance. Acho que muitos países compartilhariam essa avaliação em particular", disse Rubio à Fox News.
Apesar das expectativas de um encontro entre representantes da Rússia e Ucrânia nesta quinta-feira (15), na Turquia, a delegação ucraniana não compareceu à mesa de negociação.
O presidente russo Vladimir Putin havia proposto anteriormente que a Ucrânia retomasse as negociações diretas sem precondições em Istambul e não descartou que, durante as negociações relevantes, as partes poderiam chegar a um acordo sobre um cessar-fogo.
A delegação norte-americana liderada por Rubio planeja fazer reuniões com representantes da Rússia e Ucrânia em Istambul amanhã (16).
Panorama internacional
Delegação dos EUA liderada por Rubio se reunirá com representantes da Rússia e da Ucrânia na Turquia

Aumento de gastos com defesa da OTAN pode chegar a 5% do PIB

Rubio também comentou na entrevista que os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) concordariam em aumentar os gastos com defesa para 5% do produto interno bruto (PIB) na próxima década.
Segundo ele, até a cúpula de verão, todos os países da aliança aumentarão os gastos com defesa para 2% do PIB ou mais, com alguns ultrapassando 4%.
Anteriormente, o ministro das Relações Exteriores alemão, Johann Wadephul, anunciou o acordo da Alemanha com a demanda do governo do presidente dos EUA, Donald Trump, de aumentar os gastos de defesa dos países-membros da OTAN para 5% do PIB. O ministro das Relações Exteriores dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen, também admitiu algo semelhante.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar