"Recentemente, 559 toneladas de ervilhas e 164 toneladas de óleo de girassol foram enviadas gratuitamente para o Zimbábue [dezembro de 2024], bem como 29, 4 mil toneladas de diesel para a República Centro-Africana [janeiro de 2025]. Em maio, espera-se que 709,5 toneladas de ervilhas sejam transferidas para Burkina Faso. A Rússia está concluindo os procedimentos necessários para fornecer até 20 mil toneladas de trigo como ajuda gratuita ao Níger", informou o ministério na quarta-feira (21).
A entidade acrescentou que a ajuda humanitária a esses países está sendo entregue no âmbito do Programa Alimentar Mundial da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em meados de 2023, durante a Cúpula Rússia-África, o presidente russo Vladimir Putin havia firmado o compromisso de fornecer grãos russos a vários países africanos como ajuda humanitária. Burkina Faso, por exemplo, estava entre os países aos quais a Rússia prometeu ajudar.
No mesmo encontro, Putin anunciou que Moscou restabeleceria sua presença diplomática em Burkina Faso e na Guiné Equatorial após um hiato de 30 anos.