Panorama internacional

Trump pode acabar com unidade da OTAN na próxima cúpula da aliança, aponta jornal

Os aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) dos EUA estão pessimistas em relação à próxima cúpula, pois ela pode ser a última da aliança, afirma o jornal estadunidense The Hill.
Sputnik
O jornal destaca que o desânimo não se deve apenas às ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump, de tomar a Groenlândia da Dinamarca à força, se necessário, ou de fazer do Canadá o 51º estado dos Estados Unidos.
Segundo o artigo, essas declarações foram, sem dúvida, profundamente ofensivas para os dois aliados da OTAN.

"No fundo, a profunda inquietação que se abateu sobre as capitais europeias tem a ver com o fato de terem sido deixadas sem liderança em um momento de vulnerabilidade", ressalta a publicação.

Operação militar especial russa
Derrota total de Kiev é inevitável se Moscou e Washington não negociarem diretamente, diz analista
O jornal acrescenta que Washington tem questionado constantemente o futuro da aliança, na qual toda a política externa ocidental tem se apoiado por muitas décadas.
Neste contexto, continua o artigo, os aliados mais próximos dos Estados Unidos têm uma série de perguntas e a administração Trump está fornecendo poucas respostas.

"O que os aliados da OTAN mais temem na próxima cúpula é que o presidente Trump, em um ataque de raiva feito para a televisão, semelhante à humilhação [do atual líder ucraniano, Vladimir] Zelensky, no Salão Oval, possa derrubar o tabuleiro de xadrez geoestratégico e ir embora", finaliza a publicação.

Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar