Notícias do Brasil

Alexandre de Moraes formaliza pedido de extradição de Carla Zambelli

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes encaminhou, nesta quarta-feira (11), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública o pedido de extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
Sputnik
A deputada foi condenada em maio a dez anos de prisão pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Apesar do pedido de detenção feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinada por Moraes, Zambelli deixou o Brasil.
Inicialmente, a deputada afirmou que estaria na Europa, mas foi descoberto que ela embarcou para os Estados Unidos via Argentina.
Notícias do Brasil
Zambelli diz que vai se apresentar às autoridades da Itália: 'Quero buscar refúgio'
Na formalização da extradição, o ministro do Supremo deu uma série de garantias diplomáticas à Justiça italiana, como não submeter Zambelli a qualquer tipo de tortura ou tratamento desumano.
"A senhora Carla Zambelli Salgado de Oliveira, de maneira livre, consciente e voluntária, comandou a invasão a sistemas institucionais utilizados pelo Poder Judiciário, mediante planejamento, arregimentação e comando de pessoa com aptidão técnica e meios necessários ao cumprimento de tal mister, com o fim de adulterar informações sem autorização expressa ou tácita de quem de direito", destacou Moraes no documento.
Na lista de procurados da Interpol desde a última quinta-feira (5), Zambelli deve perder também o mandato. Segundo o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), o Congresso deve acatar a decisão do STF de cassação do posto da deputada federal.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar