O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta quarta-feira (18) esperar cooperação com o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) para expandir a liquidez das moedas nacionais do BRICS e para a criação de uma plataforma de investimentos.
O líder russo se encontrou nesta tarde, em São Peterburgo, com a presidente do NBD, Dilma Rousseff, que em março foi reeleita para o cargo. Eles abrem uma série de reuniões entre representantes de Estado no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF, na sigla em inglês).
"Há questões que exigem atenção especial, tendo em vista a expansão da liquidez das moedas nacionais e novos esforços conjuntos para criar uma plataforma digital para […] investimentos", disse Putin.
Ele observou que essas questões também foram discutidas na última cúpula dos líderes do BRICS.
"Sei que vocês apoiam todas essas iniciativas. E espero muito que trabalhemos juntos nessas áreas", acrescentou o presidente russo.
O NBD aprovou e financiou recentemente cerca de 120 projetos, no valor de US$ 39 bilhões (cerca de R$ 214,5 bilhões).
No encontro, Putin felicitou Dilma pela sua reeleição. Ela agradeceu ao líder russo pelo apoio e se comprometeu a desempenhar suas funções da melhor forma possível.
"Em primeiro lugar, gostaria de agradecer o convite. É com grande satisfação que estou aqui em São Petersburgo, no Fórum Econômico Internacional, pela terceira vez. Gostaria também de agradecer o apoio da Rússia à minha candidatura à reeleição como presidente do NBD. De minha parte, farei o máximo, farei todos os esforços para cumprir minhas funções neste cargo da melhor forma possível."
O SPIEF será realizado de 18 a 21 de junho. O tema principal em 2025 é "Valores Comuns — a Base para o Crescimento em um Mundo Multipolar".