Panorama internacional

Chanceler iraniano vai a Moscou e se encontrará com Putin, diz mídia

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, disse hoje (20) que planeja viajar a Moscou na próxima segunda-feira (23) para se encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin.
Sputnik
É o que informou a jornalista da NBC Andrea Mitchell, após uma entrevista com o ministro.
Araghchi afirmou que os Estados Unidos usaram as negociações com o Irã sobre o acordo nuclear como cobertura para ataques israelenses, o que minou a confiança nas tratativas, informou a emissora após a entrevista.

"Ele sugeriu que Washington não tivesse um interesse genuíno na diplomacia e estivesse simplesmente usando as negociações para um ataque aéreo israelense ao Irã", disse a jornalista. Segundo o iraniano, o governo do presidente Donald Trump deve "demonstrar sua determinação em buscar uma solução negociada".

Segundo Araghchi, o Irã não sabe se pode confiar na diplomacia americana após a ofensiva de Tel Aviv.

"O que eles fizeram foi, na verdade, uma traição à diplomacia."

Nesta sexta-feira, Araghchi se encontrou com seus homólogos europeus Jean-Noel Barrot (França), David Lammy (Reino Unido), Johann Wadephul (Alemanha) e Kaja Kallas (União Europeia) para discutir a escalada das tensões no Oriente Médio e o programa nuclear iraniano.
Embora resultados tangíveis não tenham sido alcançados, o chanceler disse estar disposto para negociar com suas contrapartes em uma segunda rodada. Araghchi afirmou também que a República Islâmica do Irã não negociará seu programa de defesa nem aceitará abrir mão das suas capacidades de enriquecimento de urânio.
Panorama internacional
Guterres diz ao Conselho de Segurança da ONU que 'questão nuclear' é crucial no conflito Irã-Israel

Diplomacia é o caminho, diz Putin

Na última quarta-feira (18), Vladimir Putin deu uma coletiva de imprensa às margens do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF, na sigla em inglês) deste ano. Ao ser questionado sobre a atual situação do conflito entre Irã e Israel, o presidente afirmou que acredita em uma solução que garanta a segurança de Israel e a atividade nuclear pacífica do Irã.
"Não vou entrar em detalhes agora, são muitos, mas discutimos todos esses detalhes tanto com o lado israelense quanto com o lado norte-americano, e também enviamos alguns sinais aos nossos amigos iranianos."
A solução, enfatizou Putin, não deve ser imposta e cabe à liderança política desses países. "Não estamos impondo nada a ninguém, estamos simplesmente discutindo uma possível saída para a situação."
O presidente russo também comentou os recentes ataques israelenses às instalações nucleares subterrâneas do Irã. Segundo o presidente russo, nada aconteceu com elas, apesar dos bombardeios.
"Todos estão falando sobre isso. Vou apenas repetir o que sabemos e ouvimos de todos os lados: […] nada aconteceu com elas", disse o chefe de Estado.
A ideia norte-americana de pressionar a liderança do Irã com uma revolta popular tampouco parece estar dando certo, destacou. "Vemos que hoje, no Irã, apesar da complexidade dos processos políticos internos […], há uma consolidação da sociedade em torno da liderança política."
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar