As Forças Armadas russas assumiram o controle do povoado de Novoukrainka, na RPD, informou o Ministério da Defesa da Rússia neste domingo (29).
"Como resultado de ações decisivas, unidades do agrupamento de forças Tsentr [Centro] libertaram Novoukrainka na República Popular de Donetsk", afirmou o ministério em um comunicado.
Esta noite (28), as Forças Armadas russas realizaram um ataque massivo com armas aéreas, marítimas e terrestres de longo alcance e alta precisão, incluindo o sistema de mísseis hipersônicos aerobalísticos Kinzhal, bem como drones, contra instalações do complexo militar-industrial e refinarias de petróleo na Ucrânia, informou o Ministério da Defesa.
Ainda segundo o comunicado, o agrupamento de tropas russo Tsentr eliminou mais de 400 soldados ucranianos nas últimas 24 horas.
"As perdas inimigas totalizaram 400 militares, um veículo blindado de combate M113 de fabricação norte-americana, um veículo blindado de combate Kazak, 15 carros e quatro peças de artilharia de campanha", afirmou o ministério.
O agrupamento russo Zapad (Oeste) eliminou até 220 soldados, enquanto o grupo Sever (Norte) causou 190 baixas ao Exército adversário, segundo o ministério, acrescentando que o agrupamento Yug (Sul) eliminou até 160 militares ucranianos.
O agrupamento de tropas Vostok (Leste) eliminou até 185 militares ucranianos e destruiu quatro peças de artilharia de campanha. Na zona de atuação do agrupamento Dnepr, a Ucrânia perdeu 85 soldados, nove veículos motorizados, uma estação de guerra eletrônica e um depósito de munição.
Para além disso, os sistemas de defesa aérea destruíram um míssil ucraniano Neptun de longo alcance, 102 drones de asa fixa e um radar RADA de fabricação israelense, diz o comunicado.
No total, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército russo destruiu os seguintes armamentos:
663 aeronaves;
283 helicópteros;
66.160 veículos aéreos não tripulados;
612 sistemas de mísseis antiaéreos;
24.079 tanques e outros veículos blindados de combate;
1.572 lançadores múltiplos de foguetes;
26.765 artilharias de campo e morteiros;
37.447 unidades de veículos militares especiais motorizados.