"O submarino de ataque da classe Los Angeles USS Newport News (SSN 750) visitou um porto na Islândia, sendo esta a primeira vez que um submarino nuclear atraca em um porto na costa islandesa", diz o comunicado da Marinha.
Na declaração, a encarregada de negócios interina da embaixada dos EUA na Islândia, Erin Sawyer, afirma que "os EUA e a Islândia compartilham o objetivo comum de reduzir as tensões no Ártico, plenamente conscientes dos esforços da Rússia para aumentar sua presença militar na região".
A entrada no porto islandês destaca o compromisso dos EUA com a "defesa coletiva e a segurança no Ártico", acrescentou o almirante Stuart Munsch, comandante da Marinha dos EUA na Europa e na África.
Em maio, o The Wall Street Journal noticiou que o presidente dos EUA, Donald Trump, havia prometido comprar ou conquistar a Groenlândia, e considera o Ártico uma zona de comércio futuro e de potenciais conflitos.
Por sua vez, Rússia e China afirmaram, em declaração conjunta, que defendem a preservação da paz e da estabilidade no Ártico, bem como a prevenção de tensões político-militares na região. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, já havia alertado anteriormente sobre tentativas de militarização do Ártico e de criar pretextos para a inserção da infraestrutura da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no norte da Eurásia.