O jornal destaca que Trump acredita que o presidente russo, Vladimir Putin, permanece o parceiro-chave no processo de encerramento do confronto na Ucrânia.
Observa-se que a mudança de retórica do líder norte-americano sobre a Rússia e a Ucrânia gerou algumas esperanças na Europa para uma possível alteração de sua posição em favor de Kiev, mas até agora há poucas evidências tangíveis disso.
"Há um pouco de superexcitação com base em uma mudança de tom. Mas não estamos vendo isso se traduzir em grandes ações", disse um interlocutor do jornal.
Segundo as fontes do Financial Times, os aliados ocidentais da Ucrânia ainda acreditam que Trump vê Zelensky como o principal obstáculo para um acordo de paz e Putin como o principal parceiro em qualquer negociação.
Nesta semana, o presidente dos EUA expressou insatisfação com as ações de Moscou e falou sobre os planos de "organizar uma pequena surpresa".
O Kremlin disse que está "bastante calmo" em relação ao endurecimento da retórica de Trump em relação a Putin, mas observou que "registra cuidadosamente todas as nuances" nas declarações do presidente estadunidense.