Panorama internacional

Trump ameaça novas sanções caso não haja acordo na Ucrânia, mas admite que Rússia sabe como evitá-las

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que, se não houver um acordo de cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia até a próxima semana, Washington imporá novas sanções a Moscou. No entanto, o republicano reconheceu que o homólogo russo, Vladimir Putin, é experiente em contornar esse tipo de medida.
Sputnik

"Se não houver um acordo com a Ucrânia, aplicaremos sanções. Mas ele [Putin] é bastante hábil com sanções. Sabe como evitá-las", declarou Trump em entrevista ao apresentador Rob Finnerty, da Newsmax, diretamente da Casa Branca.

Na última terça-feira (29), Trump já havia estipulado um novo prazo de 10 dias para a concretização de um acordo de paz. Caso expire sem avanços, prometeu aplicar tarifas secundárias contra a Rússia. Questionado se sua visão sobre Putin havia mudado nos últimos meses, Trump respondeu: "Ele é obviamente um cara durão, então isso não mudou".
Questionado sobre a possibilidade de conversar com Putin antes do prazo final, marcado para 8 de agosto, Trump não deu uma resposta clara, mas indicou que reuniões estão sendo planejadas.
Panorama internacional
Dólar sob risco por causa de sanções dos EUA, não pelo avanço do BRICS, diz autoridade russa
Enquanto isso, do lado russo, o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, afirmou que Moscou aguarda uma resposta concreta de Kiev à proposta de criação de grupos de trabalho sobre questões políticas e militares — iniciativa discutida nas três rodadas anteriores de negociações.

"Além dos acordos humanitários já estabelecidos, propusemos a formação de grupos de trabalho sobre temas políticos e militares. Isso seria um passo significativo rumo a acordos duradouros, como destacou o presidente Putin em 1º de agosto, durante encontro com o presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, na ilha de Valaam", declarou Lavrov em nota.

Segundo o ministro, a proposta russa ainda não recebeu uma resposta objetiva, apenas declarações contraditórias do ucraniano Vladimir Zelensky.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar